FAZENDAS

Conheça nossas fazendas, localizadas na Serra da Mantiqueira no Sul de Minas Gerais

Fazenda Pedra Preta

Jesuânia - MG

Fazenda Paraíso

Conceição das Pedras - MG

Adquirida em 1977, sendo logo implantadas a cafeicultura e a bananicultura, atividades agrícolas que sofreram por três vezes devastações por problemas climáticos nos anos de 1979, 1981 e 1994.

Atualmente, as lavouras foram reimplantadas na variedade Bourbon Amarelo, com produção de café da montanha que vem apresentando excelente qualidade..

Localizada na raiz da Serra da Pedra Branca, a propriedade é repleta de mata nativa e de fontes de águas cristalinas.

O local apresenta ainda características favoráveis ao cultivo de café, como clima temperado, ventilação permanente e altitude elevada.

Do topo da Serra da Pedra Branca, que está a 1.826 metros de altitude, pode-se contemplar uma vista panorâmica de toda a região, fato que deu nome ao bairro onde está situado a fazenda: Bairro Bela Vista.

Propriedade centenária que foi adquirida em 2016, com cultura predominante de café.

As lavouras estão sendo reformadas e reimplantadas nas variedades Catucaí 2sl, Catuaí 62, Acaiá, Icatu, Bourbon amarelo, com produção de café de altitude que vem apresentando excelente qualidade.

O terroir diferenciado apresenta características favoráveis à cafeicultura, como clima temperado, ventilação permanente e altitude privilegiada.

Do topo da Fazenda Pedra Preta é possível vislumbrar uma paisagem magnífica de 360 graus, o legítimo mar de Minas.

Novas instalações foram construídas para melhor beneficiamento do café especial, proporcionando assim um grão de altíssima qualidade, com aromas sensoriais incríveis. 

A Chácara Santo Inácio, localizada no município de Pedralva no sul de Minas, é onde se encontra a sede administrativa da Fortes Bustamante, e local de processamento e beneficiamento dos grãos do nosso café especial.

Contamos também com um lago, onde temos criação de peixes. Nesta chácara localiza-se a estrutura de processamento de pós-colheita do café, onde acontecem as principais etapas do processo de secagem do café especial, que dão a qualidade necessária ao nosso produto final.

SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE CAFÉ

  • A colheita é manual e o café recém colhido é transportado no mesmo dia para a Chácara Santo Inácio, na cidade de Pedralva – MG, onde ficam as instalações de processamento do produto.
  • Ao chegar no sítio, o café é lavado e descascado..
  • A secagem é feita inicialmente em terreiro de concreto, revestido com lâmina asfáltica.
  • Após a secagem inicial, o café é transferido para estufas abertas lateralmente e cobertas com plástico, onde é rodado de 6 a 8 vezes por dia, até alcançar o nível de umidade ideal para o armazenamento.
 PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE
  • Com o objetivo de produzir cafés de qualidade, a Fortes Bustamante conta com o apoio técnico de agrônomos, e parceria com outros produtores já envolvidos com o processo de qualidade e com o incentivo de diversas cooperativas e empresas que contribuem para que as fazendas tenham a possibilidade de agregar mais valor ao café produzido, através da comercialização internacional.
  • O café especial é uma tradição familiar que já se estende por várias gerações. O Sr. Antonio também aprendeu com o pai, José Fortes Bustamante, a base do manejo da cafeicultura. Desde então, vem aprimorando-se ao longo dos anos, pois é um empresário empreendedor e inovador, que busca sempre utilizar tecnologias de ponta para todo o processo de produção do café e, consequentemente, a constante melhoria do produto.

Plantio do Café

Começamos com a seleção dos melhores cultivares da Coffea, que são plantados numa área, cuja altitude média que varia entre 1100 a 1550 metros, em talhões cultivados e mantidos com todo cuidado na época certa.

Os tipos de grãos

Hoje, as fazendas da família Fortes Bustamante produzem 7 variedades de grãos: Catucaí Amarelo, Bourbon Vermelho, Bourbon Amarelo, Catuaí Vermelho, Mundo Novo, Arara e Geisha.

Colheita e processamento

Quando as cerejas do café amadurecerem totalmente, a colheita é feita de forma manual, sendo rastreado, lavado e parte é despolpado e enviado aos terreiros para a secagem e processamento dos grãos.

Torra de Café

Secagem

O Café Especial Sô Antônio tem seu processo de secagem artesanal em terreiro de cimento, terreiros suspensos e estufas. Garantindo, assim, mais a qualidade da fruta.

De verde ao marrom

Nesta etapa, os grãos são selecionados e armazenados. e Parte deles é enviada para a torra. Optamos pelas torras média e clara, mantendo a integridade e ressaltando os aromas dos grãos.